Bronzeado duradouro e alimentação

Bronzeado duradouro e alimentação

Vários fatores são responsáveis por um bronzeado duradouro, como acompanhamento dermatológico para identificar corretamente o tipo de pele e os protetores solares mais adequados.

No entanto, quando se fala em nutrição, sim, alguns alimentos podem colaborar, mas não atuam sozinhos nesse processo.

Alguns alimentos podem ajudar a manter o dourado da pele, melhorando a imunidade e a hidratação cutânea, conferindo proteção contra os raios solares nocivos e minimizando os sinais de envelhecimento causados pelo sol e pela poluição do ar.

Esses alimentos, chamados fotoprotetores, são coadjuvantes de uma rotina de cuidados que inclui filtro solar, hidratante cosmético e horários adequados para exposição solar. Conheça alguns desses alimentos, seus nutrientes e compostos bioativos:

  • Betacaroteno: frutas e vegetais como cenoura, mamão, beterraba, abóbora, e folhas verdes escuras. Ricos em carotenoides, são responsáveis por proteger a pele dos raios nocivos do sol e pela desejada coloração dourada. Consuma todos os dias saladas e sucos bem coloridos e nutritivos. Vale ressaltar, porém, que o consumo em excesso pode ocasionar um aspecto amarelado em alguns tons de pele.
  • Vitamina C: possui importante ação antioxidante e no combate aos radicais livres. Presente em alimentos como laranja, morango, limão e mamão. Esses alimentos podem estar presentes em sobremesas, como saladas de frutas tropicais, com adição de banana, manga, melão, melancia, kiwi… O limão pode ser usado como tempero de saladas e para dar um delicioso sabor à água gelada.
  • Vitamina E: atua como hidratante de pele, em sinergia com a vitamina C. Está presente em óleos, como azeite de oliva extravirgem, grãos e oleaginosas, (nozes, castanhas etc.), essas últimas são ideais para consumo em lanches intermediários. Uma dica: colocar as castanhas num copo de cafezinho, medida ótima para definir a porção!
  • Molho de tomate (natural): fonte de licopeno, importante antioxidante e protetor da pele. Presente no tomate in natura, é melhor absorvido quando aquecido e acrescido de gordura, preferencialmente, as de melhor qualidade como azeite de oliva extravirgem.
  • Ômega 3: é responsável pela imunidade e hidratação da pele, além de ajudar na fotoproteção. Consuma peixes ricos nesse ácido graxo, como sardinha, pescada amarela, salmão e a tilápia.
  • Chá verde: antioxidante e fotoprotetor, consuma uma xícara da infusão de 2 a 4 vezes ao dia. Evite consumir após as 16h por causa da cafeína. Não é recomendado para quem sofre de hipertensão ou doenças cardiovasculares.

Manter uma alimentação equilibrada também é uma forma de cuidar da sua pele, durante e depois do verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima