acumpuntura-para-que-serve-e-quais-sao-seus-beneficios-blog-nutrify

Acupuntura: Para que serve e quais são seus benefícios?

No início de 1930 o médico Cheng Danan reutilizou algumas referências anatômicas para realizar a acupuntura como uma terapia médica. Enfatizando ser uma prática médica eficaz devido ao seu mecanismo de ação ser a estimulação dos nervos.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é Acupuntura?

A acupuntura teve sua origem na China a cerca de 5000 anos. Nessa técnica utiliza-se agulhas e moxa (queima de ervas produzindo calor no local) ou outros instrumentos com objetivo de promover o tratamento de desequilíbrios energéticos, funcionais e orgânicos. Considerado um método terapêutico antigo, a palavra acupuntura origina-se do latim Acus que significa agulha. Essa técnica refere-se à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos considerados estratégicos para que seja produzido o efeito terapêutico desejado.

Como surgiu a Acupuntura?

No Brasil a técnica foi introduzida pelos imigrantes chineses e gradualmente foi ganhando conhecimento pela população através da introdução dessa terapia em centros e clínicas médicas renomadas. Hoje ela auxilia muito no tratamento e terapias de alívio das dores e também na estética.

Para que serve Acupuntura?

A acupuntura pode ser introduzida para auxiliar nos tratamentos de diversas patologias como nas dores de cabeça, coluna, insônia, ansiedade e outros.

Quais são os tipos de Acupuntura?

Existem diferentes tipos de acupuntura como a clássica, eletroacupuntura, acupressão, ou moxabustão cupping, sonoacupuntura, laser acupuntura e auricular.

Acupuntura auricular

A acupuntura auricular tem sua ação nos pontos energéticos da orelha. A orelha possui em média mais de 100 pontos que refletem o funcionamento dos órgãos. Quando estimulados esses pontos promove a melhora no equilíbrio energético do corpo.

Acupuntura estética

Esse tipo trata e melhora a flacidez da pele, acne, rugas, celulite e auxilia no rejuvenescimento da pele. Neste caso, aplicam-se as agulhas em determinados pontos melhorando a circulação sanguínea e a renovação da pele e as de sustentação.

Acupuntura para emagrecer

A acupuntura trata os estados emocionais como ansiedade e insônia que muitas vezes tem implicações nas compulsões alimentares. Com essa terapia pode-se observar melhora nesses quadros associados ao comer compulsivo favorecendo o emagrecimento.

Quais são os Benefícios da Acupuntura?

Os benefícios estão associados a melhora de quadros de ansiedade, depressão, alterações menstruais, enxaquecas, problemas de estômago, artrite, melhora da qualidade da pele e outros.

Controle na ansiedade

Os pontos da ansiedade podem ser estimulados através de agulhas onde se inicia a regulação da saúde do corpo através de pontos. Colocando as agulhas em pontos que irão estimular o nosso sistema nervoso a produzir substâncias analgésicas e impulsionar a capacidade do corpo em curar-se ou estimular parte do cérebro que controla emoções como a ansiedade.  

Redução do estresse

Atualmente com o estilo de vida que vivemos estamos constantemente estressados e ansiosos. Esses fatores contribuem para o desenvolvimento de doenças quando não gerenciados a tempo.

A inserção da acupuntura é uma terapia não medicamentosa muito interessante que pode ser utilizada para evitar a progressão de doenças que são desencadeadas com o estresse. Podendo ser feita em pontos específicos na orelha ou com agulhas.

Controle da depressão

Os pontos aplicados na prática da acupuntura estimulam pontos específicos que controlam o humor, estimulando a liberação e a produção de serotonina um neurotransmissor ligado a sensação de prazer, humor, sono, concentração e ansiedade. Dessa forma melhora os quadros de depressão.

Auxílio na insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo. A acupuntura auxilia na melhora de quadros de insônia por estar ligado a estimulação de serotonina e relaxamento da musculatura favorecendo melhora da insônia.

Alívio em dores crônicas

A acupuntura alivia as dores crônicas como fibromialgia, lombalgia e enxaquecas. Ela estimula pontos que promovem efeito anti-inflamatório e relaxante muscular. Muitos terminam reduzindo a dose de medicamentos anti-inflamatórios após a introdução da acupuntura como terapia coadjuvante para tratamentos de dores crônicas.

Auxilia nos sintomas da TPM

A ação da acupuntura não se limita a um único sintoma, como ela trata a ansiedade, depressão e atua como um anti-inflamatório natural, estimulando nosso corpo liberar substâncias que atuam nessa sinalização. Através da melhora desses quadros também auxilia no alívio dos sintomas da TPM.

Auxílio na acne

Devido a sua ação na melhora da circulação linfática e sanguínea ela também trata a acne quando aplicados em pontos específicos que tratam essa patologia.

Ajuda no controle de asma e alergias

Na asma e alergias a acupuntura promove a diminuição de mediadores específicos que estão envolvidos na cascata de processos inflamatórios. Ela age liberando analgésicos naturais na corrente sanguínea.

Auxilia na imunidade

Devido a sua ação na regulação de processos de inflamação e estabilidade nas emoções como ansiedade e insônia ela atua diretamente na organização da homeostase do organismo. Dessa forma atua melhorando a imunidade.

Melhora na qualidade de vida

Essa terapia contribui para melhora da qualidade de vida por proporcionar alívio da dor, qualidade do sono, ansiedade e melhora da pele favorecendo a autoestima da pessoa.

Quem pode se tratar com Acupuntura?

É muito importante procurar um profissional habilitado e de confiança para aplicação da terapia. Essa terapia é considerada segura, promove bem-estar e não apresenta efeitos colaterais. Devem ser realizadas em clínicas especializadas com profissional qualificado que segue as normas da ANVISA e as agulhas devem ser descartáveis. Existem algumas observações para crianças, gestantes e pessoas que possuem inchaço. As pessoas que usam medicamentos para afinar o sangue deve conversar com o seu médico e verificar se essa terapia é viável neste momento.

Conclusão

A acupuntura é uma terapia não medicamentosa eficaz que auxilia no tratamento e alívio de sintomas de muitas doenças como as de insônia, ansiedade, dores crônicas, saúde da pele dentre outras. Contribuindo para melhora da qualidade de vida e autoestima.

Referências Bibliográficas

 Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina-alternativa/historico-da-acupuntura/31877. Acesso 15/02/2021.

 Disponível em https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/13/52_-_Acupuntura_como_auxilio_no_tratamento_da_Ansiedade_e_Estresse_no_Trabalho.pdfAcupuntura como auxilio no tratamento da Ansiedade e Estresse no Trabalho. Acesso em 15/02/2021.

 Disponível em: https://www.center-ao.com.br/solucoes-em-acupuntura/acupuntura-para-dor/. Acesso em 18/02/2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima