Oriundo do México ou da América do Sul, o abacate é um fruto muito apreciado. Atualmente seu cultivo também é bem estabelecido em regiões tropicais e subtropicais. Este fruto é rico em gorduras boas, vitaminas, proteínas, minerais dentre outros benefícios. Pode ser consumido de diferentes formas como em saladas, guacamole, vitaminas, patê em torradas dentre outras. Um estudo realizado com 163 participantes por 12 semanas para avaliar o impacto do consumo de abacate na microbiota gastrointestinal mostrou que o abacate contribuiu para aumentar a diversidade das bactérias mostrando que o abacate pode ser capaz de afetar a composição e metabolismo da microbiota intestinal. Devido ao abacate ser rico em fibras ele também atua como um prebiótico onde serve de substrato para serem utilizados pelos microrganismos que colonizam o nosso intestino promovendo um melhor funcionamento intestinal.
As bactérias presentes no intestino possuem a capacidade de fermentar as fibras vindas da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato, que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios. Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo. Consumir uma diversidade de alimentos contendo fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes contribui para uma microbiota mais saudável e equilibrada. O abacate é um fruto muito apreciado e aceito pela população e deve ser consumido em porções adequadas com o objetivo de promover efeitos benéficos à saúde.
Referências Bibliográficas
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32805028/. Acesso em 21/07/22
Pellegrini. M, Ippolito M, Monge T, Violi R, Cappello P, Ferrocino L et al Gut microbiota composition after diet and probiotics in overweight breast cancer survivors: a randomized open-label pilot intervention trial. Nutrition. 2020, 74: 110749.
Macedo, L.L; Vimercati. W C; Araujo. C.S. Fruto-oligossacarídeos: aspectos nutricionais, tecnológicos e sensoriais. Braz. J. Food Technol. v. 23, p. 1-9, 2020.
Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z, Gao Q, LV W. et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. v.74, p.104197, 2020.
Texto elaborado por: Roberta Saraiva Giroto Patrício
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo.
Consultora Cientifica na Integralmédica para Blog Nutrify