a-importancia-de-emagrecer-de-forma-saudavel-blog-nutrify

A importância do emagrecimento de forma saudável

O processo de emagrecimento deve acontecer de forma saudável e muitas vezes há a necessidade de atuação de diferentes profissionais da saúde para que os objetivos dos pacientes sejam alcançados de forma eficaz e a longo prazo. A terapia nutricional aliada a práticas de atividades físicas orientadas por um profissional capacitado tem efeito mais adequado e saudável.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é emagrecimento saudável?

O emagrecimento saudável contribui para a manutenção do peso a longo prazo e evita o conhecido efeito sanfona onde a pessoa emagrece e engorda com frequência.  

Sabemos que a obesidade é uma doença crônica e que afeta grande parte da população atualmente, ela é caracterizada por deposição excessiva de lipídios nos adipócitos. 

Atualmente as pessoas ingerem muitos produtos industrializados com excesso de gorduras, conservantes e açúcares que além de causar aumento no peso também traz malefícios à saúde.

Como emagrecer de forma saudável?

Para um emagrecimento saudável é necessário reeducar-se e saber selecionar alimentos adequados e de qualidade.  Uma dica é substituir os produtos processados ou ultraprocessados por alimentos frescos como legumes, verduras, temperos naturais e cereais integrais, procure ir mais vezes às feiras e dê preferência a produtos frescos. 

Substitua os grãos refinados por integrais além de eles promoverem saciedade também estão preservados as suas vitaminas e minerais. Deixe o prato bem colorido e procure variar os legumes e hortaliças assim garante uma variedade de vitaminas e minerais, escolha as carnes magras e retire a gordura aparente.

Atividades Físicas

A falta de atividade física com certeza passou a ser um grande fator de risco para o desenvolvimento da obesidade. A prática sua adequada, seja ela de alto ou baixo impacto como a hidroginástica, contribui com a manutenção e perda de peso e também uma adequação da gordura corporal. Além dos benefícios com a perda de peso e melhora da massa magra, a atividade física previne algumas doenças como o risco de câncer de mama, cólon, reduz a inflamação, doenças cardíacas e diabetes.

Cuide do seu sono

Uma boa noite de sono é fundamental para a manutenção dos níveis de hormônios que estão relacionados com a fome e saciedade.  

O sono adequado também reduz os níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse com relação no aumento do apetite e dificuldade de perda de gordura. Em média, as pessoas precisam de 6 a 8 horas de sono por dia, mas o interessante é que esse sono precisa ter qualidade.

Beba mais água

A ingestão de água é fundamental para manter o metabolismo. O total de água no corpo representa 75% do peso na infância e mais da metade na idade adulta. Dependendo da idade, peso, clima e atividade física a ingestão de água pode variar. 

O mecanismo da sensação de sede é regulado por nosso cérebro onde os sensores assim que estimulados fazem com que a pessoa sinta sede. A ingestão varia em média de dois litros de água por dia, mas essa quantidade vai depender dos fatores citados acima. 

Consuma alimentos saudáveis

Os alimentos frescos e saudáveis como as frutas, legumes, oleaginosas, azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de abacate, cereais integrais e leguminosas fornecem fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos e antioxidantes que contribuem com a saúde e promove saciedade.

Você pode se interessar também em saber quais são os benefícios da maca peruana!

Alimentos que auxiliam na queima de gordura

Os alimentos que auxiliam na perda de gordura são:

Gengibre é considerado um diurético e termogênico auxiliando no aumento do metabolismo.

Canela ela auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue e também controla o apetite. Adicione essa especiaria sobre as frutas. 

Corte um mamão papaia ao meio adicione uma colher sopa de aveia e uma colher de chá de canela por cima. Outro alimento que auxilia na queima de gordura é o chá verde, ele possui os componentes antioxidantes que acelera o metabolismo e elimina substâncias ruins do organismo.

Frutas vermelhas como framboesa, mirtilo e amora contém flavonóides e antioxidantes que estimulam a produção de hormônios que realizam a queima de gordura.

 Alimentos que aumentam a saciedade

Os alimentos que promovem saciedade ajudam a ingerir alimentos em menor quantidade e evitar os beliscos. Os alimentos que auxiliam na saciedade são as fibras, proteínas, vegetais, cereais integrais, abacate, grãos frescos, sementes, chia, linhaça, castanhas, iogurtes, ovos e carnes magras.

Dicas para emagrecer de forma saudável

Para um emagrecimento saudável deve-se evitar frituras, açúcares, excesso de sal, alimentos processados e industrializados, dietas que não são relevantes e que promovem o efeito sanfona.

Priorize alimentos como grãos, cereais integrais, vegetais como legumes e verduras frescas e carnes magras.

Procure um nutricionista

O profissional nutricionista vai auxiliar nas escolhas de alimentos corretos e nas porções de alimentos. A orientação nutricional é fundamental para que as pessoas possam se organizar e saber fazer escolhas corretas. 

O profissional passa a conhecer o seu paciente e traça um plano alimentar de acordo com sua cultura alimentar, objetivos e metas.

Coma devagar

Ingerir os alimentos devagar é uma atividade que devemos fazer para que o cérebro receba sinal de que estamos satisfeitos. Além de que as enzimas precisam atuar sobre os alimentos. A digestão do amido, por exemplo, se inicia na boca. Quebrar os alimentos em partículas pequenas através da mastigação auxilia na absorção de nutrientes de forma adequada.

Coma verduras e legumes

Os legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras que atuam na manutenção do funcionamento intestinal e também servem de alimento para as bactérias que habitam o intestino. As vitaminas e minerais presentes nos vegetais atuam como cofatores induzindo a produção de proteínas com diferentes funções no organismo como a de enzimas que desempenham funções importantes em nosso metabolismo

Evite alimentos com fritura

As frituras fornecem muitas calorias e contribui para a obesidade, o excesso de tecido adiposo no corpo favorece a cascata inflamatória que contribui para o risco de uma série de doenças como as cardíacas, câncer, dislipidemias e obesidade.

Consuma mais alimentos assados

Os alimentos assados são os melhores para o gerenciamento do peso. Lembre-se sempre de não adicionar muito óleo no tempero e preparo e de retirar a pele, como a do frango no momento de assar. Os alimentos grelhados e assados são as melhores opções.

Consuma alimentos integrais

Os alimentos integrais contêm fibras que promovem saciedade e melhora do funcionamento intestinal, redução do colesterol, melhora dos níveis de açúcar no sangue. Os alimentos quando estão na sua forma integral prolonga a saciedade e favorece a adesão no consumo de alimentos em pequenas porções ao longo do dia.

Não fique muito tempo em jejum durante o dia

O jejum prolongado pode favorecer a compulsão alimentar. Ficar muitas horas sem comer pode gerar fome intensa e fazer com que ingira grandes porções e alimentos com alto teor de calorias, por esse motivo evite ficar em jejum. Procure um nutricionista para auxiliar nas escolhas alimentares e horários de ingestão alimentar.

Evite o consumo de refrigerantes

Os refrigerantes possuem muito açúcar, sódio e muitas substâncias artificiais, além de ser um produto que não fornece nutrientes. Evite mesmo aqueles com zero calorias, muitas vezes são ricos em sódio e trazem efeitos negativos.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas possuem muitas calorias consideradas vazias. O álcool fornece 7,1 kcal/g e além dessas calorias o seu consumo está sempre associado a um petisco. Muitas pessoas que consomem álcool em sua rotina, apresentam sobrepeso, obesidade e até aumento da circunferência da cintura.

Ganho de Massa Muscular auxilia no emagrecimento

Para que ocorra o ganho de massa muscular é necessária a realização de atividade física, procure orientação de um educador físico para otimizar o ganho de massa muscular e um nutricionista para elaborar uma dieta que corresponda aos seus objetivos. 

Um estudo realizado sobre exercícios aeróbios em idosos que apresentavam sarcopenia e sobrepeso mostrou que os exercícios aeróbios e de resistência combinados contribuem para a síntese de proteína muscular mantendo a massa muscular durante a terapia para perda de peso. A introdução da atividade física favorece o emagrecimento e auxilia no ganho de massa muscular.

Conclusão

Para um emagrecimento saudável é necessário e interessante orientação nutricional e introdução de práticas de atividades físicas para que ocorra o ganho de massa muscular e perda de peso de forma saudável e que seja a longo prazo. O consumo de alimentos integrais e frescos contribui para o emagrecimento desde que equilibrado e variado e também auxilia na saúde.

Referências Bibliográficas

Pontes. A. L. C et al. O Tratamento da Obesidade Através da Combinação dos Exercícios Físicos e Terapia Nutricional Visando o Emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. V. 3, n. 14, p. 124, 135, 2009

Hardefeldt. P. J et al.Physical Activity and Weight Loss Reduce the Risk of Breast Cancer: A Meta-analysis of 139 Prospective and Retrospective Studies. Clinical Breast Cancer. V. 18, n. 4, p. 601-612, 2018.

Gomez. D. M et al. .Physical activity without weight loss reduces the development of cardiovascular disease risk factors – a prospective cohort study of more than one hundred thousand adults. Progress in Cardiovascular Diseases. .v 62, p. 522-530, 2019.

Guia alimentar para população brasileira. Disponivel em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira. Acessado 14\01\2021.

Kachan. A. T.O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso. Rev. Psiq. Clín. V.1, p.21-24, 2008.

Colleluori1. G et al. Aerobic Plus Resistance Exercise in Obese Older Adults Improves Muscle Protein Synthesis and Preserves Myocellular Quality Despite Weight Loss. Cell Metabolism. V. 30, n. 2, p. 261-273, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima