A importância da Vitamina C e onde encontrar | Blog Nutrify

A importância da Vitamina C e onde encontrar

A vitamina C ou ácido ascórbico é encontrado em vários alimentos e é considerado um nutriente essencial. Essa vitamina está presente nos vegetais e frutas e tem como função neutralizar a ação dos radicais livres, evitando os danos nas células além de outras funções importantes como a contribuição para o sistema imune prevenindo gripes e resfriados, principalmente nos períodos de inverno. Durante o processo de envelhecimento do nosso organismo pode-se observar deficiências fisiológicas e também imunológicas.

O que é a Vitamina C?

O ácido ascórbico ou vitamina C é considerado um potente antioxidante hidrossolúvel que desempenha diversas funções importantes na manutenção e estabilidade da homeostase do corpo e no sistema imunológico.

A importância da Vitamina C e onde encontrar | Blog Nutrify

Para que serve a Vitamina C?

A vitamina C serve para manutenção do sistema imunológico, auxilia na absorção do ferro e contribui para uma melhor cicatrização.

Um estudo realizado com a suplementação de 500 mg de vitamina C em idosos do sexo masculino e feminino em 2020 mostrou benefícios no sistema imune com a utilização desse suplemento nesta faixa etária. Nesta faixa etária observa-se declínios no sistema imunológico e a suplementação seria interessante após a avaliação do profissional especialista.

Quais são os benefícios da Vitamina C?

  • Prevenção de gripes e resfriados
  • Melhora o sistema Imune
  • Auxilia na absorção do ferro
  • Contribui para a síntese de colágeno
  • Antioxidante
  • Melhora a cicatrização de feridas

Melhora na imunidade

No sistema imune essa vitamina contribui na produção de células de defesa, níveis de anticorpos e auxilia nosso organismo a combater microrganismos invasores. Os níveis de vitamina C baixo é observado quando o sistema imunológico está debilitado como por exemplo durante períodos de gripes e resfriados.

Auxilia na absorção de ferro

A vitamina C tem papel importante no auxílio da absorção do ferro. O ferro desempenha funções importantes no organismo. A manutenção dos níveis de ferro no organismo é essencial para manter o equilíbrio das funções fisiológicas do organismo como por exemplo o transporte de oxigênio. A deficiência de ferro é considerada um problema de saúde pública e afeta uma grande parte da população e suas causas podem ser diversas. A presença do ferro no organismo é fundamental para que ocorra a síntese de células vermelhas e transporte de oxigênio para as células do corpo. Os glóbulos vermelhos contêm em média 70% do ferro encontrado na forma de hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína fundamental e responsável pelo transporte de 97% da transferência de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Sua diminuição contribui para a anemia e menor oxigenação dos tecidos.

Auxilia no estresse

A vitamina C atua na produção de hormônios que estão associados a resposta ao estresse. Além de atuar na produção de neurotransmissores como a serotonina que tem função de regular o humor.

Ação antioxidante

Os antioxidantes como a vitamina C são substâncias que desempenham funções importantes no nosso organismo como a função de atuar neutralizando a ação dos radicais livres no organismo. A produção e formação de radicais livres resultam de processos de transferência de elétrons que ocorrem no metabolismo celular e pela exposição à diversos fatores como a alimentação, raios solares, respiração, poluição, hábito tabagista, atividades físicas intensas e outros. O desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes pode contribuir para a indução de danos celulares causados pelos radicais livres e tem sido conhecido como estresse oxidativo

Combate os radicais livres

A vitamina C é conhecida por ser um potente agente no combate aos radicais livres, permitindo uma maior proteção as células minimizando os danos que poderiam ser causados pelos radicais livres quando não eliminados de forma adequada.

A importância da Vitamina C e onde encontrar | Blog Nutrify

Onde encontrar Vitamina C?

A vitamina C é encontrada em uma diversidade de alimentos principalmente em frutas e vegetais.

Alimentos ricos em Vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C são: goiaba, kiwi, morango, acerola, brócolis, couve de Bruxelas, cranberry dentre outros.

Suplementação com Vitamina C

A suplementação de vitamina C pode ser indicada por um especialista quando a ingestão por alimentos não suprir as necessidades diárias dessa vitamina. Em situação de patologias ou até mesmo para idosos a indicação do suplemento pode ser interessante, mas precisa ser avaliada por um profissional especialista.

Conclusão

A vitamina C desempenha funções muito importante para o organismo, como para o sistema imunológico, absorção de ferro, melhora a qualidade da pele, dentre outros. Consultar um especialista é fundamental para avaliar ou orientar sobre as doses e combinações alimentares para uma dieta equilibrada e saudável.

Referências Bibliográficas

M de La Fuente. et al. VitaminC and vitamin C plus E improvethe  immunefunction in the elderly. Experimental Gerontology. v. 142, p. 111118, 2020.

Mosca. S.S; Sanches. R. A; Comune.A.C A Importância Dos Antioxidantes Na Neutralização Dos Radicais Livres: Revista Saúde em Foco – Edição nº 9 – Ano: 2017.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Tema do Mestrado: Desenvolvimento de Material Educativo Digital para Divulgação Científica e Tecnológica da Nutrigenômica.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Rolar para cima