a-importancia-da-vitamina-B12-blog-nutrifya-importancia-da-vitamina-B12-blog-nutrify

A importância da vitamina B12

A vitamina B12 é um micronutriente bastante conhecido especialmente no contexto das dietas vegetarianas, mas engana-se quem pensa que ela deve ser ponto de atenção somente para esse público. Pessoas onívoras também podem apresentar deficiência de B12 com indesejáveis consequências.

Encontrada em alimentos como carnes, laticínios e certos tipos de frutos do mar, a B12 é um componente indispensável de uma rotina alimentar saudável.

Isso porque ela tem enorme impacto em funções muito variadas em nosso organismo: desde ajudar a manter nervos e células sanguíneas saudáveis até contribuir para a criação do DNA, material genético presente em todas as células. 

Se quiser saber mais sobre a importância da vitamina B12, fatores de risco para sua absorção e como evitar esse problema, continue com a gente. Vai valer a pena.

O que é vitamina B12?

As vitaminas são micronutrientes fundamentais para o funcionamento adequado de uma série de funções em nosso organismo, trabalhando em conjunto para o sucesso de reações que auxiliam na regularização do metabolismo. 

Um exemplo é a cobalamina, conhecida como vitamina B12. Ela auxilia no metabolismo do sistema nervoso e também na manutenção das células vermelhas do corpo, contribuindo para sua formação e integridade, além da síntese do DNA, RNA e mielina.

Ao contrário de algumas outras, a vitamina B12 não é produzida naturalmente por nosso corpo, por isso precisamos ingeri-la via alimentação ou suplementação. Suas principais fontes alimentares são carnes, ovos, leite e derivados.

A deficiência de B12 pode acarretar alterações importantes no metabolismo, com impacto para nossa saúde e qualidade de vida. 

Banner vitaminas e minerais | Blog Nutrify

Para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 atua como cofator regulando diversos processos para manter o controle metabólico. Ela faz parte das vitaminas do complexo B e sua absorção ocorre no íleo (uma parte do intestino delgado), sua metabolização no fígado e excreção nos rins. 

Ela é muito importante para o sistema nervoso, relacionando-se à proteção de estruturas que mantêm o funcionamento adequado dos neurônios. 

Outra de suas funções relevantes é desempenhada no sistema sanguíneo e cardiovascular. Ela participa da formação das hemácias (células vermelhas), que realizam o transporte de oxigênio em nosso organismo.

Importância da vitamina B12

Mencionamos que a vitamina B12 é importante para diversos aspectos da nossa saúde. Entre eles, podemos destacar: prevenção e recuperação do DNA, prevenção da anemia megaloblástica, diminuição do risco de depressão, manutenção do sistema nervoso central e melhora do funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular. 

Vejamos mais detalhes a respeito de grandes efeitos benéficos da B12:

Controle glicêmico 

Um estudo realizado em 2020 obteve bons resultados ao investigar e comparar a suplementação de vitamina B12 no controle glicêmico, resistência à insulina e perfil lipídico em indivíduos com diabetes tipo 2. 

Outro estudo abordou a suplementação no contexto da Covid 19 para idosos e pessoas com diabetes tipo 2. 

Esses pacientes demandam maiores cuidados e muitas vezes apresentam níveis baixos de vitamina B12, o que pode contribuir para o agravamento da doença, uma vez que ela atua no sistema imunológico. 

Melhora em quadros de depressão

Alguns estudos também relacionam o consumo de vitamina B12 à melhora de quadros de depressão. Os sintomas psíquicos de pessoas com deficiência dessa vitamina podem incluir depressão, manias, psicose e pensamentos suicidas.

Combate a doenças cardiovasculares

A deficiência também está associada a riscos de doenças cardiovasculares. 

Tendo em vista que cardiopatias estão entre as principais causas de morte no mundo ( sendo responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes anualmente), estratégias nutricionais capazes de reduzir seu risco são de grande valor no contexto da saúde pública.

Dietas vegetarianas

Dietas vegetarianas balanceadas são escolhas saudáveis e promovem proteção contra inúmeras doenças. Elas favorecem a melhora do perfil lipídico, das concentrações de glicose e contribuem para controle da pressão arterial. Vegetarianos também tendem a consumir menos álcool e fumar menos, ingerindo mais frutas e vegetais em comparação aos não vegetarianos. 

No entanto, devem estar atentos à deficiência da vitamina B12 (cujas principais fontes alimentares têm origem animal) que leva a um quadro de hiper-homocisteinemia — associada à disfunção endotelial arterial e considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares. 

O diagnóstico da deficiência de vitamina B12 é obtido por meio de exames laboratoriais e verificação de níveis elevados de ácido metilmalônico.

Redução do cansaço

A vitamina B12 desempenha um papel fundamental na produção de energia no corpo, ajudando, assim, a reduzir o cansaço e a fadiga. 

Esta função é particularmente importante, pois um fornecimento adequado de energia é vital para o funcionamento normal do corpo.

Ter disposição para as tarefas diárias contribui ativamente para a qualidade de vida, pois possibilita aproveitar mais cada momento com mais conforto e atenção.

Prevenção de anemias

A vitamina B12 também atua na formação normal de glóbulos vermelhos e na prevenção de tipos específicos de anemia, como a anemia megaloblástica (aumento das hemácias e diminuição de glóbulos brancos), quadro associado a cansaço, dores, náuseas e dificuldade para respirar.

A deficiência de B12 leva a uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos saudáveis, resultando em anemia.

Melhora do funcionamento cardiorrespiratório e sanguíneo

A vitamina B12 também está envolvida na regulação dos níveis séricos de homocisteína, um aminoácido que, em teores elevados, está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas. 

Assim, a manutenção de níveis adequados de B12 pode ajudar na saúde cardiorrespiratória e na circulação sanguínea.

Regeneração muscular 

Observou-se também um impacto positivo na regeneração dos nervos, o que pode influenciar a recuperação muscular. 

Estudos em animais mostram que a vitamina B12 ajuda na regeneração de nervos e inibe enzimas e vias de sinalização de dor, que são cruciais para a recuperação e regeneração de tecidos, incluindo músculos​​​​.

Melhora do sono

Embora a relação direta entre a vitamina B12 e a melhoria do sono não seja claramente estabelecida na literatura científica, sabe-se que essa vitamina está envolvida em várias funções corporais que tendem a, indiretamente, influenciar a qualidade do sono. 

No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer uma ligação direta.

Sintomas da falta de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode causar fadiga, mau-humor, anemia, danos nos nervos e confusão mental, entre outros sintomas.

A sensação de cansaço decorrente da deficiência de B12 está associada à redução da capacidade de produção de glóbulos vermelhos, necessários para o fornecimento de oxigênio a todo o organismo. Níveis insuficientes de glóbulos vermelhos têm consequências como confusão mental, lentidão no raciocínio, perda do equilíbrio, formigamento nas mãos e pés,depressão e anemia megaloblástica.

As causas da deficiência estão associadas a má absorção da cobalamina a partir da ingestão alimentar, ou a não ingestão em quantidades adequadas.

Atrofia da mucosa gástrica com a redução do fator intrínseco, uso de alguns fármacos e alterações no metabolismo podem contribuir para a má absorção.

Por que a vitamina B12 fica baixa?

A B12 pode ficar baixa em decorrência de diversas situações, entre elas: doenças inflamatórias intestinais, como a de Crohn, doença celíaca, dietas vegetarianas e veganas e até mesmo a falta do fator intrínseco, que é uma substância que permite a absorção da vitamina. Pessoas idosas ou que sofrem com alcoolismo também tendem a não apresentar índices ideais de vitaminas B12. 

Importância da vitamina B12: alimentos que contém a vitamina

Os alimentos ricos em vitamina B12 são, em geral, provenientes de fontes animais como:

  • salmão;
  • mexilhão;
  • fígado;
  • leite;
  • atum, entre outros. 

Quando devo tomar vitamina B12?

A suplementação de vitamina B12 deve ser indicada após avaliação de profissional nutricionista ou médico. Ela pode ser feita de forma injetável, em gotas ou comprimidos dependendo da recomendação. 

A suplementação (tanto com a vitamina B12 líquida quanto em cápsulas) ajuda a promover a saúde do sistema nervoso, prevenir a anemia megaloblástica, manter a integridade das células vermelhas do sangue e, assim, favorecer a qualidade de vida por meio da prevenção.

Qual a ingestão diária ideal de vitamina B12?

A recomendação para adultos é de 2,4 mcg, mas essa quantidade pode variar conforme orientação do profissional da saúde. 

Em caso de necessidade de suplementação, prefira suplementos de metilcobalamina, esta forma está associada a melhor disponibilidade e retenção desta vitamina pelo organismo. 

E nunca é demais lembrar: a suplementação sempre deve estar associada a uma dieta equilibrada e variada.

Vitamina B12 vegana

Apesar de os principais alimentos-fontes de vitaminas B12 serem de origem animal, a indústria de suplementos já foi capaz de desenvolver suplementos altamente concentrados desse nutriente com formulações veganas, tão eficientes quanto os demais. 

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, os públicos que necessariamente devem suplementar essa vitamina são: pessoas veganas e vegetarianas estritas, crianças vegetarianas, gestantes e lactantes que consomem de forma irregular ovos, leites e derivados. 

Além desses grupos, recomenda-se a ingestão para pessoas acima de 50 anos. De 10 a 30% dessa população apresenta dificuldades para obter essa vitamina somente pelas fontes alimentares, mesmo mantendo uma dieta onívora.Onde comprar vitamina B12

A vitamina B12 pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, farmácias e sites. Procure um produto que tenha a qualidade que você merece.

Fica o convite para conhecer as opções que a Nutrify oferece

Conclusão 

Gostou de saber um pouco mais sobre esse nutriente vital? Então vale a pena compartilhar essas informações com quem você gosta, seja alguém vegetariano ou não.

É importante que as pessoas saibam que a B12 desempenha funções fundamentais em nosso organismo e sua deficiência acarreta consequências que trazem inúmeros prejuízos a nossa qualidade de vida. Consequências que, muitas vezes, não são sentidas de imediato, mas tem grande impacto em longo prazo. 

Na dúvida, sempre consulte um profissional nutricionista para avaliar e corrigir eventuais deficiências desse e de outros nutrientes. 

Referências Bibliográficas

Satapathy. S et al.Folic acid and vitamin B12 supplementation in subjects with type 2 diabetes mellitus: A multi-arm randomized controlled clinical trial. Complementary Therapies in Medicine. v. 53, 2020.

Trautmann. C et al. Acute vitamin B12 supplementation evokes antidepressant response and alters Ntrk-2. Neuropharmacology. v. 171, 2020.

Wee. A. K. H. COVID-19’s toll on the elderly and those with diabetes mellitus – Is vitamin B12 deficiency an accomplice? Medical Hypotheses. v 12, 2020.

Ryan. K. M et al. Blood plasma B vitamins in depression and the therapeutic response to electroconvulsive therapy. rain, Behavior, & Immunity – Health. V. 4, 2020.

Menegardo. C. S et al. Deficiência de vitamina B12 e fatores associados em idosos institucionalizados. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v. 23, n. 2, p. 1-8, 2020. Disponivel em: https://nutritotal.com.br/publico-geral/material/vitamina-b12-quantidade-diaria/, 2020.

Pawlak. R. Is Vitamin B12 Deficiency a Risk Factor for Cardiovascular Disease in Vegetarians? American Journal of Preventive Medicine. v. 48, n. 6, p. 11-26, 2015

Wolffenbutte. B. H. R et al.The Many Faces of Cobalamin (Vitamin B12) Deficiency. Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality & Outcomes. V. 3, n. 2, p. 200-2014, 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima