O que é vitamina B12?

As vitaminas são fundamentais para execução de uma série de funções, trabalhando em conjunto para realização de reações que auxiliam na regularização do metabolismo. Um exemplo é a cobalamina, conhecida como vitamina B12, ela auxilia no metabolismo do sistema nervoso e também na manutenção das células vermelhas do corpo contribuindo para formação e integridade, também na síntese do DNA, RNA e mielina.  Não produzimos a vitamina B12 e precisamos ingeri-la através de alimentos ou suplementos. Ela pode ser obtida através da ingestão de carnes, ovos, leites e derivados. A sua deficiência acarreta alterações no metabolismo.

Para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 atua como cofator regulando diversos processos para manter o controle metabólico. Ela faz parte das vitaminas do complexo B e sua absorção ocorre no íleo, sua metabolização no fígado e a excreção nos rins. Muito importante para o sistema nervoso que atua protegendo as estruturas que mantêm o funcionamento adequado dos neurônios. Outro fator importante é no sistema sanguíneo e cardiovascular, ela participa da formação das hemácias e células vermelhas que realizam o transporte de oxigênio. 

Benefícios da vitamina B12

Atua na prevenção e recuperação do DNA, anemia megaloblástica, diminui o risco de depressão, manutenção do sistema nervoso central e melhora do funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular. 

Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 causa fadiga, mau-humor, anemia, danos nos nervos e confusão mental entre outros sintomas.

Por que a vitamina B12 fica baixa?

A B12 pode ficar baixa em algumas situações como nas doenças inflamatórias intestinais, como a de Crohn, celíaca, idosos, etilistas, dietas vegetarianas e veganas e até mesmo a falta do fator intrínseco que é uma substância que permite a absorção da vitamina.

Sintomas da falta de vitamina B12

Essa vitamina atua em uma série de funções no metabolismo e sua deficiência provoca sensação de cansaço, que ocorre devido à incapacidade de produção de glóbulos vermelhos de forma adequada que são necessários para o fornecimento de oxigênio para o corpo, confusão mental, lentidão no raciocínio, perda do equilíbrio, formigamento nas mãos e pés e até depressão, e anemia megaloblástica.

As causas da deficiência estão associadas a má absorção da cobalamina a partir da ingestão alimentar, atrofia da mucosa gástrica com a redução do fator intrínseco, uso de alguns fármacos e alterações no metabolismo. Esses fatores podem contribuir para a má absorção.

Alimentos com vitamina B12

Os alimentos ricos em vitamina B12 são em geral fontes de animais como o salmão, mexilhão, fígado, leite, atum entre outros. Para os vegetarianos a levedura nutricional é uma ótima opção.

Vitamina B12 benefícios

Um estudo realizado em 2020 para investigar e comparar a suplementação de vitamina B12 no controle glicêmico, resistência à insulina e perfil lipídico em indivíduos com diabetes tipo 2 se mostrou eficaz no controle glicêmico e na resistência à insulina. Outro estudo interessante sobre a Covid 19 e a suplementação para idosos e pessoas com o diabetes tipo 2 também tem sido relevante. Esses pacientes demandam maiores cuidados e muitas vezes apresentam níveis baixos de vitamina B12, o que pode contribuir para o agravamento da doença, uma vez que ela atua no sistema imunológico. Alguns estudos também a relacionam na melhora de quadros de depressão. Os sintomas psíquicos de pessoas com deficiência de vitamina B12 podem variar de depressão, manias, psicose e pensamentos suicidas.

A deficiência também está associada a riscos de doenças cardiovasculares. A cardíaca é uma das principais causas de morte no mundo, sendo responsável por cerca de 17 milhões de mortes anualmente. As dietas vegetarianas são boas e promovem proteção contra inúmeras doenças, como melhora do perfil lipídico, concentrações de glicose, contribui para controle da pressão arterial. Os vegetarianos também tendem a consumir menos álcool e fumar menos, consumindo mais frutas e vegetais em comparação aos não vegetarianos. Mas deve sempre estar atento às deficiências como a da vitamina B12 que leva a um aumento na hipermocisteinemia, associada a disfunção endotelial arterial e é considerada um fator de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico da deficiência de vitamina B12 pode ser obtido por meio de exames laboratoriais e níveis elevados de ácido metilmalônico.

Quando devo tomar vitamina B12?

A vitamina B 12 deve ser indicada após avaliação do profissional da área. Ela pode ser injetável, gotas ou comprimidos dependendo da avaliação. A suplementação promove a manutenção do sistema nervoso, prevenção de anemia megaloblástica, manutenção e integridade das células vermelhas do sangue proporcionando qualidade de vida através da prevenção.

Qual a quantidade de vitamina B12 por dia?

A recomendação para adulto é de 2,4 mcg, mas essa quantidade pode variar conforme orientação do profissional da saúde. Prefira os suplementos de Metilcobalamina, esta forma está associada a melhor obtenção e retenção desta vitamina pelo organismo. A suplementação sempre deve estar associada a uma dieta equilibrada e variada.

Vitamina B12 vegana

O mercado conta com vitamina B12 veganas de ótimas qualidades e que suprem as necessidades normalmente, para os que buscam suplementos livres de produtos de origem animal.

Segundo a sociedade vegetariana brasileira, os veganos devem fazer a suplementação e os vegetarianos, crianças vegetarianas, gestantes e mulheres amamentando que consomem de forma irregular ovos, leites e derivados devem suplementar para manter os níveis adequados dessa vitamina. Além desse grupo recomenda-se a ingestão de pessoas acima de 50 anos. De 10 a 30% desse grupo apresentam dificuldades para obter essa vitamina dos alimentos.

Comprar vitamina B12

A vitamina B 12 pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, farmácias e sites. Procure uma marca de sua confiança.

Considerações

As vitaminas como a B12 desempenham funções fundamentais em nosso metabolismo, a deficiência acarreta consequências que podem trazer inúmeros prejuízos a nossa qualidade de vida. Consultar um profissional e avaliar as deficiências nutricionais e corrigi-las é fundamental.

                 

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