a-importancia-da-meditacao-para-acalmar-a-mente-blog-nutrify

A importância da meditação para acalmar a mente

Mindfulness ou atenção plena é um tipo de meditação que promove o bem-estar interior. Pode ser definido como a capacidade humana de estar totalmente presente. Através desse tipo de meditação aprendemos a nos conhecer, perceber nossos pensamentos, sensações corporais e treinar as nossas emoções. Essa prática nos possibilita desenvolver o autoconhecimento e as nossas reações e emoções diante as dificuldades tornam-se mais conscientes. Mindfulness tem suas origens no budismo e pode ser definida como uma qualidade de consciência que permite à pessoa prestar atenção à experiência real sem filtros e sem julgamentos, sendo considerada um passo fundamental para a libertação do sofrimento humano, razão da existência do budismo. A sua eficácia está associada a melhorias no ambiente de trabalho por proporcionar autoconhecimento e sermos mais consciente as reações e respostas, melhora a capacidade de concentração, maior tolerância emocional, melhora a sensação da dor, fortalecimento do sistema imunológico, melhora a insônia, controle em crises de ansiedade entre outros benefícios.

Um estudo realizado por Hoge et al (2017) para avaliar o efeito da meditação mindfulness no funcionamento ocupacional em indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada com faixa etária de 39 anos, mostrou que o treinamento de meditação mindfulness pode melhorar o funcionamento ocupacional e minimizar a utilização de cuidados de saúde em adultos com transtornos de ansiedade. A doença mental pode levar a efeitos incapacitantes nas atividades do dia a dia e vida social, o que pode levar a uma redução no desempenho do trabalho afetando o indivíduo, a sociedade e a economia no geral. Por esse motivo muitas empresas investem nesta prática de meditação para proporcionar a seus colaboradores melhor qualidade de vida e poder aprender a potencializar o seu autoconhecimento para que enfrente as adversidades do dia a dia de forma consciente.

Referências

Krittanawong.M  Meditation and Cardiovascular Health in the US. The American Journal of Cardiology. v.131, p.23-26, 2020.

Hoge. E et al. Effects of mindfulness meditation on occupational functioning and health care utilization in individuals with anxiety. Journal of Psychosomatic Research. v. 95, p. 7-11, 2017.

Texto elaborado por Roberta Saraiva Giroto Patrício.

CRN: 21984

Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.

Experiência na área de saúde hospitalar e consultório com atendimento personalizado e individualizado.

Atualmente consultora cientifica para blog da Nutrify.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima