Dieta Cetogênica e as suas aplicações | Blog Nutrify

Dieta Cetogênica e as suas aplicações

A Dieta Cetogênica foi proposta pela primeira vez em 1921, pelo médico americano Russel Wilder (1885-1959), com o objetivo de auxiliar no tratamento do controle da epilepsia, reduzindo as crises convulsivas dos pacientes, e podendo até substituir um tratamento medicamentoso. A dieta foi popularizada quando o filho de um importante produtor americano fez o tratamento de epilepsia, pois, ele teve diversas convulsões ao longo do dia, e com a dieta cetogênica, passou a não ter mais.

E a partir da década de 1960, tornou-se amplamente conhecida como um dos métodos mais comuns para o tratamento da obesidade e até mesmo nos dias de hoje essa estratégia tem se popularizado cada vez mais na nutrição, tanto como uma estratégia voltada para o emagrecimento, quanto como no meio esportivo, visando a utilização de gordura como principal fonte de energia durante o treinamento.

A dieta cetogênica é caracterizada por uma dieta onde o seu maior consumo energético é proveniente de fontes de gordura, mais especificamente de 60% a 80% (ou mais, dependendo do grau de distribuição das proteínas e carboidratos) mantendo uma quantidade moderada de proteínas (1,2-1,5 g/kg/d, não podendo ultrapassar 1,7g/kg/d para que não haja gliconeogênese, inibindo assim os corpos cetônicos), com uma quantidade muito baixa de carboidratos, inferior a 10% da ingestão total de calorias diárias, se limitando no máximo em até 50g/dia.¹

Podemos dizer que a dieta cetogênica é a única dieta que pode ser aferida por um biomarcador metabólico, que se daria pela elevação de corpos cetônicos no sangue, como o acetoacetato, o β-hidroxibutirato (BHB) e acetona. Uma forma técnica para a pessoa identificar se esses corpos cetônicos estão presentes é através de um glicosímetro, onde o valor indicado seria a partir de 0,5 mmol/L.

Banner Institucional Nutrify | Blog

O que é a cetose?

Com a baixa ingestão de carboidratos, não é possível manter o oxaloacetato necessário para o ciclo de Krebs, levando o corpo a adotar um metabolismo centrado na gordura. A cetogênese é o processo de adaptação da gordura, durante o qual os ácidos graxos são convertidos em acetil-CoA via β-oxidação dentro das mitocôndrias, seguido pela conversão em corpos cetônicos (KBs). Os KBs incluem acetoacetato (AcAc), 3-hidroxibutirato (3-HB) e acetona, e são a principal fonte de energia durante a cetose, termo usado para definir esse estado metabólico. A adaptação à utilização de KB pode liberar mais energia disponível do que a adaptação à glicose. ²

Vale ressaltar, que a cetose é um estado relativamente benigno que não deve ser confundido com cetoacidose, que é um estado patológico observado em diabéticos tipo 1, onde ocorre uma superprodução perigosa de cetonas na ausência de insulina exógena. ¹

Dieta Cetogênica e as suas aplicações | Blog Nutrify

Desempenho

Existem controvérsias sobre os efeitos da dieta cetogênica em relação ao desempenho. Estudos indicam que seguir uma dieta cetogênica não melhora o desempenho atlético e pode ter o efeito oposto. Uma razão para isso é que o uso de gordura como fonte de energia exige mais oxigênio para produzir a mesma quantidade de ATP (entre 5% e 8%) o que acaba gerando uma nova limitação.

Um estudo de 10 semanas de dieta cetogênica, com 8 semanas de corrida forçada em camundongos, com o objetivo de determinar se o treinamento em conjunto com a dieta cetogênica teria a capacidade de melhorar a oxidação de ácidos graxos bem como a capacidade de treinamento conclui que a os genes relacionados a oxidação de ácidos graxos foram regulados positivamente, porém não foi efetiva sobre a oxidação de ácidos graxos, além de não ter efeitos benéficos na avaliação de exercícios de alta intensidade. Portanto, ela pode ser promissora para melhorar a resistência em exercícios de baixa a moderada intensidade e pode não ser uma escolha ideal para aqueles que buscam melhorar sua performance em exercícios de alta intensidade. ²

Emagrecimento

Antes de tudo, é necessário a compreensão de que, no início de uma dieta cetogênica o resultado sempre será mais nítido e rápido na balança, mas isso não está diretamente relacionado com uma perda de gordura expressiva, e sim, ocorre porque os estoques de glicogênio no corpo (muscular e hepático) estão sendo depletados, e a quantidade de água que fica armazenada com esse glicogênio diminui.

Foi realizada por Hall, uma revisão que analisou um total de 32 ensaios, onde a gordura dietética representava de 4% a 84% da energia total e os carboidratos representam de 1% a 83%. Observou-se que sob circunstâncias de baixo CHO, não houve benefício em termos de perda térmica ou de gordura. Na realidade, o inverso ficou claro. Sob circunstâncias de alto CHO/baixo teor de gordura, o gasto de energia (EE) e a perda de gordura foram ambos um pouco maiores (EE 26 kcal/dia, perda de gordura 16 g/d), embora os autores reconheçam que essas mudanças eram muito pequenas para serem consideradas praticamente relevante. ³

O que podemos concluir que, apesar de sua popularidade, a dieta cetogênica não é superior a outros métodos baseados em déficit calórico para perda de peso, já que a proposta na perda de gordura seria baseada na redução de carboidratos, que geraria uma redução na energia total e é baseada em grande parte na inibição da lipólise mediada pela insulina, e teoricamente, em uma oxidação de gordura aumentada¹.

Além disso, é importante lembrar que a dieta cetogênica tem uma das menores taxas de adesão, o que pode fazer com que o indivíduo não consiga manter uma constância na dieta, nem mesmo gerando uma adaptação.

Dieta Cetogênica e as suas aplicações | Blog Nutrify

Quais alimentos são frequentemente consumidos na dieta cetogênica?

  • Pasta de amendoim
  • Peixes
  • Azeites
  • Abacate
  • Oleaginosas
  • Ovos com gema e Bacon
  • Queijos gordurosos

Dieta Cetogênica e as suas aplicações | Blog Nutrify

Quais alimentos devem ser evitados na dieta cetogênica?

  • Macarrão
  • Arroz
  • Pães
  • Massas de pizzas e esfihas
  • Doces
  • Refrigerantes

Quais cuidados preciso ter ao realizar a Dieta Cetogênica?

O grande erro de muitas pessoas que buscam fazer a dieta cetogênica é não procurar uma ajuda profissional, pois nessa estratégia acaba sendo essencial essa atenção, tanto na contagem de calorias que o indivíduo irá consumir para que não haja uma quantidade superestimado, não gerando assim um déficit calórico, quanto na distribuição de macronutrientes, para que o indivíduo possa entrar em estado de cetose.

Conclusão

É fundamental procurar um(a) nutricionista, pois ele que irá te ajudar a organizar sua dieta, e te orientar da melhor forma, priorizando acima de tudo sua individualidade e adesão para conquistar seus objetivos.

 

Referências

  1.     Aragon AA, Schoenfeld BJ, Wildman R, Kleiner S, VanDusseldorp T, Taylor L, Earnest CP, Arciero PJ, Wilborn C, Kalman DS, Stout JR, Willoughby DS, Campbell B, Arent SM, Bannock L, Smith-Ryan AE,
  2.     Ma S, Yang J, Tominaga T, Liu C, Suzuki K. A Low-Carbohydrate Ketogenic Diet and Treadmill Training Enhanced Fatty Acid Oxidation Capacity but Did Not Enhance Maximal Exercise Capacity in Mice. Nutrients. 2021 Feb 13;13(2):611. doi: 10.3390/nu13020611. PMID: 33668504; PMCID: PMC7918427.
  1.     Hall KD. A review of the carbohydrate-insulin model of obesity. Eur J Clin Nutr. 2017 Mar;71(3):323-326. doi: 10.1038/ejcn.2016.260. Epub 2017 Jan 11. Erratum in: Eur J Clin Nutr. 2017 May;71(5):679. PMID: 28074888.

 

Nome: Caroline Modolo Ribeiro

Instagram: @nutricarolmodolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima