Antocianinas: O que é, onde encontrar e benefícios

Antocianinas: O que é, onde encontrar e benefícios

O que é Antocianina?

O termo antocianina é de origem grega (anthos, uma flor, e kyanos, azul escuro). As antocianinas são flavonoides que se encontram largamente distribuídos na natureza.

Sabe-se que, depois da clorofila, as antocianinas são o mais importante grupo de pigmentos de origem vegetal e compõem o maior grupo de pigmentos solúveis em água. Elas são estudadas em todo o mundo como agentes de coloração natural em alimentos, responsáveis pelos tons compreendidos desde a coloração vermelha até a coloração azul, ou amarela (condição alcalina) em muitas frutas, legumes e hortaliças.

Continue a leitura no Blog Nutrify para saber mais sobre as antocianinas e todos os seus benefícios à nossa saúde.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Onde encontrar Antocianina?

Antocianinas podem ser encontradas em plantas das famílias:

  • Vitaceae (uva); 
  • Rosaceae (cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maçã, pêssego, etc.); 
  • Solanaceae (tamarindo, batata);
  • Saxifragaceae (groselha preta e vermelha);
  • Ericaceae (mirtilo, oxicoco);
  • Cruciferae (repolho roxo, rabanete);
  • Leguminoseae (vagem);
  • Gramineae (sementes de cereais).

Frutas como açaí, ameixa, amora, berinjela, jabuticaba, jambolão, jussara, cereja, figo, framboesa, uva, maçã, morango e acerola, e também vegetais, como repolho roxo, batata roxa, berinjela, entre outros, são importantes fontes de antocianina na dieta. Seu consumo está associado à prevenção/retardamento de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, devido ao seu poder antioxidante, que atua contra os radicais livres.

Benefícios da Antocianina

Além de suas funções como corantes naturais, as antocianinas têm apresentado grandes benefícios à saúde por conta de suas atividades biológicas, que incluem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimutagênicas. Pesquisas indicam que as antocianinas podem aumentar a resistência da LDL à oxidação, comparadas a outros compostos com alto poder antioxidante, como o ácido L-ascórbico, e reduzir pró-inflamatórios, como citocinas, quimiocinas, moléculas de adesão e metaloproteinases.

Desse modo, investiga-se o efeito das antocianinas no processo aterosclerótico, e há evidências de que estes compostos podem diminuir o desenvolvimento e a progressão de lesões ateroscleróticas.

As antocianinas encontradas na groselha negra e no mirtilo podem estimular a produção de rodopsina, um pigmento arroxeado presente na retina. Além disso, conferem proteção contra inflamações, degeneração de neurônios, lesão do fígado e colite.

Estudos experimentais mostraram que as espécies vegetais da família crucífera do gênero brássica, fontes de antocianinas, estão associadas ao efeito inibitório de células cancerígenas quando comparadas ao consumo de outras hortaliças, reduzindo danos ao DNA.

Relação Antocianina e Câncer

Alguns estudos mencionaram que as antocianinas obtidas a partir do mirtilo foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de mama. Outro, com a casca da groselha negra, revelou inibição do câncer de fígado. Novos estudos, porém, devem ser realizados para elucidar o mecanismo de ação das antocianinas na inibição de células cancerígenas em humanos.

Assim, é importantíssimo incluir os alimentos fonte na dieta, e manter um estilo de vida saudável, uma vez que câncer, obesidade e outras doenças citadas são multifatoriais.

Consumo de Antocianina

Com isso, podemos concluir que a antocianina, por ser abundante na natureza e apresentar tantos benefícios a nossa saúde, é uma importante e válida alternativa para a substituição gradativa dos corantes sintéticos. 

A antocianina é delicada e sua estrutura pode ser facilmente comprometida. Essa é sua única limitação. Por ser solúvel apenas em meios aquosos e sofrer mudança de cor em função do pH, seu uso é restringido em produtos como sorvetes, geléias, vinhos, etc. A estabilidade da cor das antocianinas é afetada por fatores como:

  • pH; 
  • copigmentação;
  • luz;
  • temperatura;
  • metais;
  • oxigênio.

Todos estes fatores devem ser monitorados após o seu processamento para uma melhor conservação do aspecto sensorial dos produtos e garantir todos os benefícios da antocianina à sua saúde.

REFERÊNCIAS:
He J, Giusti MM. Anthocyanins: natural colorants with health-promoting properties. Annu Rev Food Sci Technol. 2010; 1:163-87.
Hribar U, Ulrih NP. The metabolism of anthocyanins. Curr Drug Metab. 2014 Jan;15(1):3-13.

Lin BW et al. Effects of anthocyanins on the prevention and treatment of cancer. Br J Pharmacol. 2017 Jun; 174(11):1226-1243.

Malacrida CR, Motta S. Fenólicos totais e antocianinas em suco de uva. Food Science and Technology. 2005; 25(4), 659-664.

Prior RL. Fruits and vegetables in the prevention of cellular oxidative damage. Am J Clin Nutr. 2003 Sep; 78(3 Suppl):570S-578S.

Yang M. et al. Food matrix affecting anthocyanin bioavailability: review. Curr Med Chem. 2011;18(2):291-300

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima