A Fitoterapia auxiliando no manejo do sono

A Fitoterapia auxiliando no manejo do sono

Problemas relacionados ao sono são muito frequentes nos dias de hoje, e têm grande impacto no cotidiano de quem sofre com esses males.

Uma boa maneira de atenuar, e até mesmo curar esses distúrbios, é fazer uso de medicamentos fitoterápicos, que podem ser consumidos inclusive na forma de chá. Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre eles e como podem contribuir para melhorar o manejo do sono.

Banner Institucional Nutrify | Blog

Medicamentos fitoterápicos são medicamentos extraídos de plantas medicinais, seus princípios ativos aliviam os sintomas e até mesmo curam completamente doenças. Esses produtos (fármacos) podem ser empregados em diversas situações clínicas, entre elas, a dificuldade para dormir, fruto de distúrbios do sono que podem configurar um quadro de insônia crônica.

Os distúrbios do sono estão entre os distúrbios clínicos com maior impacto socioeconômico e de saúde, pois as dificuldades para dormir provocam redução da concentração, perda de memória e também acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito, por exemplo. A prevalência clínica da insônia, entre os distúrbios do sono, pode variar de 10% a 34%.

O consumo de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos ajuda a combater esses distúrbios, principalmente por atuar intensificando a neurotransmissão GABAérgica reduzindo, consequentemente, a atividade cerebral, o que ajuda a pessoa a dormir. As plantas medicinais, para esta finalidade, podem ser consumidas em forma de chá medicinal e estão listadas no quadro abaixo.

Este texto foi feito em parceria com a IPGS.

plugins premium WordPress
Rolar para cima